O tão famoso marmoreio na carne! - NW ROYAL - Carnes Especiais
Corte de cordeiro chamado carre francês assado em fundo preto com temperos alho, pimenta, sal grosso rosa e folhas de louro na mesa
Carne de cordeiro é deliciosa e nutritiva, experimente sem preconceitos!
4 de fevereiro de 2020
Caixa preta com detalhes em dourado escrito Hamburguer de carne bovina Angus com as informações: 2 unidades de 180 gramas, sem tempero e com selo de certificação
Hambúrguer já é uma paixão nacional.
12 de março de 2020
Exibir Tudo

O tão famoso marmoreio na carne!

4 cortes de carne com muito marmoreio em uma tabua de madeira com alguns ramos verdes de alecrim

Quem gosta de carne bovina já deve ter ouvido falar em marmoreio, mas de fato você sabe o que é o marmoreio da carne?

Muito valorizado pelos consumidores, o marmoreio o nome dado ao aspecto de carne bovina com gordura intramuscular. São traços brancos (gordura) em meio ao vermelho das fibras musculares. A deposição de gordura intramuscular é a última a ser depositada nos animais, ou seja, primeiro acontece a deposição de gordura visceral, que protege os órgãos, depois a deposição de gordura intermuscular, que separa um músculo de outro, posteriormente a gordura subcutânea, a famosa capa de gordura da picanha, do contrafilé, por exemplo, e por último se deposita a gordura intramuscular. Apenas animais bem acabados atingem níveis satisfatórios de marmoreio.

Foto de carne com alto grau de marmoreio

Para atingir estes níveis, o animal deve ser muito bem alimentado durante toda sua vida, inclusive durante a gestação, período onde ocorre a formação das células de gordura, para que tenha energia suficiente para crescer e formar as fibras musculares e ainda depositar gordura. Porém, nutrição adequada não é o único componente da equação para ter aquele pedaço de carne suculento, macio e marmorizado, a genética é essencial.

Predisposição genética é fundamental, ou seja, animais de raças britânicas, Angus e Hereford, por exemplo, tem maior predisposição genética a depositar gordura intramuscular que animais zebuínos, Nelore, por exemplo. A raça que é rainha no quesito marmoreio é o Wagyu, também conhecido como Kobe Beef, originária do Japão, é reconhecida mundialmente pelo alto grau de marmoreio em seus cortes.

Infográfico com os diferentes graus de marmoreio

O marmoreio é avaliado em graus de 1 a 12, e a predominância percentual do nº. do BMS (concentração de marmoreio) da carcaça define a tipificação, sendo tipo 1 ou grau 1 ruim, tipo 3 considerado bom, graus 3 a 4 e nível muito bom entre 5 e 7 e níveis excelentes acima de 8, chegando a extremos em 12, segundo a Associação Brasileira de Criadores de Wagyu.

foto representando kobe beef com marmoreio

Fonte: Associação Brasileira de Criadores de Wagyu

BMS é a sigla em inglês para Beef Marbling Standard, ou seja, padrão de marmoreio da carne. Carnes com BMS acima de 7 tem alto teor de gordura não sendo indicadas de se consumir mal passada ou ao ponto pois o sabor  acentuado da gordura pode não ser agradável pela gordura ainda estar “crua”.

Na NW Royal distribuímos carnes de animais Angus e Hereford, com maior propensão a ter carnes marmorizadas de alta qualidade. Distribuímos com exclusividade para o Rio Grande do Sul carnes Angus certificadas da marca CARAPRETA com certificação Angus Gold, selo conferido apenas a animais que possuem alto grau de marmoreio.

 

Corte cara preta importado pela NW Royal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *